Qual a Diferença Entre UX e UI Design? — Entenda De Uma Vez

Com certeza que já te deparaste com os termos “UX/UI”, User Experience e User Interface. Pois bem, são as pessoas especializadas nessas áreas que resolvem problemas através da construção de produtos digitais. As tuas aplicações favoritas foram pensadas e desenhadas por UX e UI Designers.

Se és novo nestas áreas, ou um profissional que quer verificar se ainda conhece os fundamentos, este artigo vai da-te uma explicação clara do que é o User Experience Design e User Interface Design, as diferenças entre eles, e que tipo de profissões são procuradas pelas empresas dentro deste ecossistema complexo.

Qual a Diferença Entre UX e UI Design? — Entenda De Uma Vez

Antes de começarmos a sério, precisas de saber o que te motiva. Por que é que queres começar nesta carreira? Tens que te perguntar porquê?

  • Porque queres começar em UX Design ou UI Design?
  • Porquê agora?
  • Por que razão é a melhor escolha para ti?

De seguida, pergunta o quê?

  • Quais são as tuas motivações
  • O que queres alcançar?
  • Quais são as tuas principais dúvidas antes de ires all in?

Pensa sobre isto durante uns segundos. Estás pronto(a) para começar?

O que é UX Design?

User Experience Design é o processo que equipas usam para criar produtos com relevância e capazes de resolver problemas e necessidades para os utilizadores. Envolve perceber o problema real que estamos a resolver, usar diferentes métodos de pesquisa para recolher feedback e informação dos utilizadores, executar e testar o produto, tendo em conta normas de acessibilidade, usabilidade e fundamentos de psicologia e comportamento humano.

Ser UX Designer é participar ativamente nesse processo, e ser o responsável pela criação de produtos digitais (websites, aplicações, softwares, sistemas, etc.) do princípio ao fim, ao mesmo tempo que colabora com outras pessoas, sejam Product Managers, UI Designer, utilizadores e programadores, para que essa criação seja feita da melhor maneira, atendendo as necessidades dos utilizadores.

UX = User Experience ou Experiência do Utilizador. Tal como o nome indica, refere-se à forma como um utilizador interage e se sente enquanto utiliza um produto.

Centrado no ser humano

As tarefas típicas de um UX designer variam, mas muitas vezes incluem Research, a criação de personas, a elaboração de wireframes e protótipos interativos, assim como o teste de designs com utilizadores e incorporação de feedback dos mesmos. Estas tarefas podem variar muito de uma organização para outra, mas exigem sempre que os designers sejam os representantes dos utilizadores e mantenham as necessidades deles no centro de todos os esforços de design e desenvolvimento. É também por isso que a maioria dos UX designers trabalham num processo de trabalho centrado no utilizador, e continuam a canalizar os seus esforços, recolher toda a informação possível de pain points e feedback, até abordarem todas as questões relevantes e necessidades dos utilizadores de forma otimizada e útil.

O teu papel como UX designer difere de empresa para empresa e de mercado para mercado. Tudo depende da maturidade do design dentro da organização. Faz a tua pesquisa perguntando a várias pessoas “como é que UX trabalha na tua empresa?”, “como é o teu dia-a-dia”. Compara respostas para obter uma noção mais correta da situação para a qual vais entrar/candidatar.

O que é UI Design?

Se está apenas a começar, pode parecer que os UI Designers simplesmente desenham formas bonitas, mas isso não é verdade. Antes de começares a desenhar, certifica-te de que compreendes bem no que te estás a meter.

Qualquer UI Designer tem que compreender bem os fundamentos para melhor desenhar produtos que utilizadores realmente precisam e sabem usar. É importante saber como se criam produtos centrados no utilizador (User Centered Design), fatores humanos (Human Factors) que influenciam a maneira como nós utilizamos e interagimos com os produtos, entender a importância do campo da psicologia, e como podes transportar esse conhecimento e aplicar nos teus designs.

Ao longo dos anos, pessoas como Don Norman, Jakob Nielsen, Dieter Rams e outros investigadores da área da psicologia, usabilidade e design de produtos, fizeram diversos estudos para encontrar e comprovar leis, fundamentos e heurísticas, que por sua vez são muito importantes ter em conta no teu processo de design.

UI = User Interface ou Interface do Utilizador. Tal como o nome indica, é focado na aparência do produto e na interação com este.

A estética é importante, mas não é a principal medida

Os UI designers vêm de uma variedade de backgrounds como o design visual, programação, psicologia e design de interação. Desenhar para utilizadores humanos significa também trabalhar com uma atenção que diz respeito à acessibilidade e acomodar muitas limitações físicas dos potenciais utilizadores, tais como a leitura de pequenos textos ou visibilidade dos elementos.

As tarefas típicas de um UI Designer variam, mas muitas vezes incluem a compreensão do processo de UX Design, criação das interfaces tendo em conta os Design Systems implementados, prototipagem e interações, branding e desenvolvimento gráfico, até ao design responsivo e implementação com os developers.

Estas tarefas podem variar muito de uma organização para outra, mas exigem sempre que os designers sejam os representantes dos utilizadores e mantenham as necessidades deles no centro de todos os esforços de design e desenvolvimento.

Como diferenciar UX Design e UI Design

“User Experience Design” é muitas vezes utilizado ao lado de termos como “User Interface Design (UI)” e “Visual Design”, insinuando que são áreas extremamente semelhantes. Contudo, embora a User Interface (UI) seja um aspecto super importante do processo de UX design, de facto um subconjunto do mesmo — UX design cobre também uma vasta lista de outras áreas. Um UX designer está preocupado com todo o processo de ideação e construção de um produto, incluindo aspetos de estrutura, conteúdo, usabilidade e funcionalidade. Já um UI designer não está preocupado com todo o processo de ideação e construção de um produto, mas sim com a parte visual do projeto, após a equipa de UX ter trabalhado nele.

Responsabilidades UX & UI

O mercado de UX e UI

UX Design e UI Design tornaram-se partes essenciais de qualquer produto ou serviço. As empresas estão a investir cada vez mais e a prestar cada vez mais atenção ao valor de ter uma interface acessível, funcional e bonita. Isto criou uma necessidade enorme de vagas de UX e UI — levando a um interesse extraordinário por parte dos que procuram emprego.

Neste momento existem cada vez mais escolas, mais conteúdo, e por consequência, mais candidatos às vagas existentes, aumentando o nível de exigência pedida.

Existem diferentes caminhos dentro do mundo do design e do UX Design. Aqui damos o exemplo de várias carreiras em que te podes especializar.

  • UX Designer: uma função generalista, responsável por todas as fases do processo de design até à parte visual de alta fidelidade (onde entra o UI Designer).
  • UX Writer: responsável pela estratégia, organização e implementação do conteúdo escrito no produto digital.
  • UX Researcher: trabalha na descoberta dos problemas reais dos utilizadores, através de variados métodos de pesquisa e teste.
  • Arquiteto de Informação: responsável pela estruturação de secções e conteúdos no produto, fluxos e jornadas do utilizador, e o teste das mesmas junto de utilizadores
  • UI Designer: especializado na criação de interfaces perfeitas e agradáveis para qualquer utilizador. É ele quem domina a tipografia, cores, layout e espaço negativo.
  • Outras carreiras como UX Strategist, Especialista em Acessibilidade, etc. são cada vez mais procuradas pelas empresas.

Já no UI Design também temos diversas possibilidades:

  • UI Designer: especializado na criação de interfaces perfeitas e agradáveis para qualquer utilizador. É ele quem domina a tipografia, cores, layout e espaço negativo.
  • Design Systems Specialist: especialista em criar, manter e garantir um crescimento saudável de todos os elementos que compõem as interfaces, elementos e padrões de UI de uma empresa. Os Design Systems são usados para garantir consistência ao longo de todas as partes do projeto.
  • Interaction Designer: focado na interatividade, animações e micro animações que qualquer produto, seja um website, app ou software precisa de ter. Animações têm um papel super importante na experiência de um produto, páginas demasiado paradas são percebidas como aborrecidas e cansativas.
  • Web Designer: um designer focado apenas em websites, sejam eles mais completos ou mais simples (como um portfólio ou landing pages). É muitas vezes também o web designer que desenvolve o website, seja com ferramentas no-code (Webflow, WordPress, Wix, etc.) ou com código (HTML, CSS, JavaScript).

O que vem a seguir?

Agora que leste o que precisas de saber para começares a tua jornada em UX Design e UI Design, é necessário conhecer os fundamentos e princípios da área que queres focar. Em futuros artigos vamos dar-te um roadmap claro e estrutura para saberes como aprender a teoria e iniciares a prática em UX Design ou UI Design.

Existe ainda mais uma dica para ti. Algo que acreditamos que qualquer designer — não importa a experiência — deve fazer, e é ter uma rede social ativa, independentemente qual seja, LinkedIn, Instagram, Twitter, ou até TikTok. Se já tens estas redes sociais, partilha a tua jornada, projetos e desafios com que te vais deparando.

Se estás a criar projetos para organizações, redesigns ou desafios estabelecidos por ti próprio, já sabes então o que postar. Tens conteúdo infinito! Mesmo que no início tenhas pouca atenção e 1 ou 2 “likes”, vais ver que a médio/longo prazo vai compensar o esforço. Vão se abrir portas a oportunidades novas e irresistíveis, pois já estás a fazer algo que se destaca da grande maioria dos outros junior designers.

Quer decidas tornar-te UX Designer, UI designer ou não, espero que este guia tenha ajudado a informar-te essa decisão.

Tornar-te um UX ou UI designer é ao mesmo tempo excitante e desafiante. Fica avisado — DEMORA TEMPO! Imerge-se, erra, pergunta, pratica, participa e aí vais mais longe mais rapidamente.

Vais ter muitos altos e muitos baixos. Irás falhar. Vais discutir. Vais perder o sono. Vais aprender e acabar por desenhar coisas incríveis para milhões de pessoas. E vais adorar.

Boa sorte! 🚀

O que deves fazer agora?

1 — Segue o nosso perfil no Medium para receberes artigos novos todos os meses.

2 — Junta-te à nossa comunidade no LinkedIn e no Slack, e participa nos vários workshops e concursos que temos para oferecer.

3 — Acede ao nosso repositório de desafios, e prepara-te para uma experiência única 100% prática.

--

--

Aprende ao vivo numa micro turma Research, UX Design & UI Design através de cursos 100% práticos.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store