Conheça Rebeca Belin, a “menina de ux” de Fortaleza!

Rebeca Belin a palestrar no Rio Grande do Sul

Rebeca Belin é uma moradora da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, e com apenas 18 anos já coleciona uma série de conquistas profissionais! Hoje, queremos dar um destaque à experiência da Rebeca, para que possa servir de inspiração para muito mais gente!

Como toda a esmagadora maioria das estudantes brasileiras, Rebeca preparou-se para enfrentar o tão conhecido Exame Nacional do Ensino Médio do Brasil (ENEM), um dos maiores vestibulares do mundo. Com sua nota, foi aprovada em Química na Universidade Federal do Ceará e na Universidade Estadual do Ceará, além de ganhar uma bolsa integral em Sistemas para a Internet na FIAP, onde estuda hoje.

Dedicada aos estudos extracurriculares, Rebeca no ano passado foi selecionada para o módulo Preparar do #OTechTáOn, que ensina hard e soft skills essenciais no mundo da programação; um bootcamp de Product Management e uma vaga no programa ConstruDelas, da Gama Academy para seguir a especialização em C#, onde disputou 84 vagas com 9 mil pessoas! Ufa, é coisa que não acaba mais né? 👀

Foto do evento Crie o Impossível, no Rio Grande do Sul

Neste ano, Rebeca foi oradora no Crie o Impossível, onde apresentou-se num palco de 10 mil estudantes, e mais outros 200 mil online. Neste evento, organizado pelo Embaixadores da Educação!

O Crie o Impossível é um evento de impacto inspiracional, totalmente voltados aos alunos de ensino médio da rede pública do Brasil. Com o lema “A palavra convence e o exemplo arrasta” e o objetivo de ser a aula mais inspiradora da vida do aluno de escola pública. O evento reúne pessoas com trajetórias inspiradoras para, através da narrativa dessas histórias, abrir perspectivas e despertar sonhos em jovens estudantes.

Eu fiz um dos cursos que o Embaixadores da Educação apoia, que era de tecnologia e programação front-end, e foi graças a ele que eu conheci o Crie e fui contratada pelo BEES

Em Abril, Rebeca recebeu uma Bolsa Integral TheStarter para o curso de Frontend para UX/UI Designers. Neste curso, de 06 semanas e 60 horas de carga-horária, completamente prático, Rebeca terminou com incríveis 19 de 20 valores, entregando um projecto que pode ser visto aqui.

Para mim, o curso foi maravilhoso, pois eu consegui acompanhar o ritmo das aulas sem ficar muito cansada (acredite, os outros cursos me matavam hahah) e a didática do professor era tão boa que eu nem via o tempo passar. Além disso, consegui tirar muitos conhecimentos de que não tinha antes e que servem muito para a minha carreira.

Para Rebeca, é importante que designers entendam os fundamentos do Desenvolvimento Web, tanto quanto é importante que programadores entendam um pouco sobre UX/UI.

Acredito que seja importante que tanto o UI ou UX Designer saiba sobre front quanto o desenvolvedor saiba sobre UI/UX. Isso ajuda bastante na hora de criar interfaces e colocá-las no código e facilita a comunicação entre os dois lados. Além disso, muitas vagas têm pedido conhecimento em ambas, fora que é sempre bom saber pelo menos o básico até para testar se é possível criar uma coisa bem difícil no código!

André Costa, Front-End Designer & Digital Strategist, formador no curso de Frontend para UX/UI Designers na TheStarter, confirma. Para André, é essencial criar um design implementável com os recursos e budget do cliente:

Atualmente não basta criar um design, é essencial criar um design implementável com os recursos e budget do cliente (seja interno ou externo). Logo, um profissional de UX com conhecimentos de Front-end é um profissional mais completo, pois compreende os processos básicos de implementação na prática dos seus designs.

Compreende o que é viável e o que não é viável, poupando imenso tempo com retificações e abre o caminho para a gestão de projetos nas suas competências. Além do mais, conseguirá sozinho criar o seu portfólio online e websites para pequenos / médios projetos que pode dinamizar como freelancer. Pela minha experiência (e os dados confirmam) um UX/UI designer com conhecimentos de HTML e CSS consegue uma colocação mais rápida e melhor no mercado de trabalho e um rendimento acima da média como freelancer.

E sobre Rebeca, André não deixa de tecer elogios:

A Rebeca é uma máquina! Tem uma capacidade de auto estudo, dedicação e empenho acima da média. A sua evolução foi incrível e muito inspiradora para a turma e para o formador. Um website vale mais que mil palavras, e basta visitar o seu — menina de ux para o confirmar!

Todos os dias, milhões de pessoas começam a estudar uma nova tecnologia, para iniciar uma nova carreira. E Rebeca deixa o recado:

Se puderem começar a estudar hoje, comecem. O mundo está cheio de oportunidades e essa área só tende a crescer, além de que a tecnologia muda a todo momento e sempre tem uma coisa nova para aprender. O importante mesmo é você gostar do que está fazendo e ser resiliente: não desista no primeiro bug ou no primeiro bloqueio criativo, saiba que até mesmo o mais experiente dos profissionais passa por isso e tá tudo bem, desde que você não chute o balde!

E é neste sentido de inspirar, que Rebeca segue com a página menina de ux, que pode ser acessada através do Instagram e LinkedIn!

--

--

Aprende ao vivo numa micro turma Research, UX Design & UI Design através de cursos 100% práticos.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
TheStarter

TheStarter

Aprende ao vivo numa micro turma Research, UX Design & UI Design através de cursos 100% práticos.